Sondagem revela os hábitos de entretenimento dos brasileiros

Apenas 16% dos brasileiros relacionam o entretenimento à ‘experiências relacionadas ao conhecimento’, ou ‘aprender coisas novas’ [sic], de acordo com o gráfico da pesquisa realizada pela MasterCard, ainda que a Octagon Worldwide, contratada pela empresa de cartões de crédito para a sondagem, não especifique qual é esse ‘conhecimento’ ou as ‘experiências novas’.

A maioria mesmo – 49% das pessoas ouvidas pela entrevista, associa entretenimento a ‘fugir do estresse do dia-a-dia’. O levantamento abrangeu as classes de A a C, sem distinção de gênero, classe econômica ou região do país, e foi realizado em novembro último.

A atividade de lazer mais comum? Sinal dos tempos: com 91%, é a internet, a frente da televisão, com 86%, para pânico de quem vive de definir a programação na TV aberta. O cinema aparece meio distante, com 63%, perdendo para o shopping, por exemplo, com preferência de 75% dos entrevistados. Aida assim, predomínio absoluto das atividades ‘indoor’ (ainda que o cinema implique na locomoção até o local da exibição), o que não é muito bom, ainda que os parques sejam citados na pesquisa.

Música

Foi animador descobrir também que 59% pretende ir a festivais e outros eventos musicais. Mas logo em seguida, o balde de água fria: apenas 31% consegue realizar esse desejo, ainda que ‘o interesse futuro em atividades ligadas à música’ permaneça alto, em 70%.

Uma distorção na pesquisa pode ter aparecido no que diz respeito ao hábito de ouvir música. De cada 10 entrevistados, oito dizem ainda fazer uso do CD ou possuir iPod – melhor dizendo, devem ser os conhecidos ‘i-pobres’, tocadores alternativos de MP3 com valor muito abaixo dos players ‘oficiais’, e facilmente encontrados em camelôs, por exemplo.

Surpresas e…

A chamada baixa renda ganha de lavada de quem tem maior poder aquisitivo nos quesitos ‘assistir a notícias na TV’ (de 67% a 51%) e ‘navegar na internet’ (85% a 71%), isso graças ao fenômeno das lan houses.

E depois do reveillón, com 79%, os principais eventos que os entrevistados gostariam de participar, empatados técincamente com o carnaval (55%), são o Festival de Cinema de Gramado (!!), com os mesmos 55%, e eventos literários como a Bienal do Livro (!!!), com 53%.

… Decepções!

Seguindo a contraditória corrente do setor bancário em ‘presentear’ os correntistas com a compra de ingressos antecipados, e permitindo distorções na apreciação de eventos culturais em tempos mais democráticos (como as famigeradas áreas vips na frente do palco para quem pagou mais ou hum, é vip, conceito meio torto esse) – isso enquanto a maioria dos meros mortais não é privilegiada, 23% dos entrevistados responderam que, sim, não abririam mão de serem contemplados dessa forma nos eventos musicais (ou 17% se fosse no desfile de celebridades globais que é o tapete vermelho de Gramado).

 

UPDATE: tem a ver:

Anúncios

2 opiniões sobre “Sondagem revela os hábitos de entretenimento dos brasileiros”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s