Jornal de segunda: um mundo cada vez menor e o olhar estrangeiro

Vivemos numa era de encolhimento. Economia, jornais, empresas e salários. Mas nem todo encolhimento é ruim. Depois de décadas em que as pessoas foram movidas pelo desejo de adquirir coisas maiores e melhores, hoje parece que o pequeno, o eficiente e o descomplicado ajudarão a evitar o próximo grande inchaço.

Menos páginas significam menos palavras, e essa é a tendência no mundo das mensagens de texto, das atualizações no Facebook e do serviço de microblogging Twitter, em que a regra é enviar mensagens de 140 caracteres ou menos. Como a contagem de caracteres tem importância nesses sites, ferramentas como encurtadores de URL vêm ganhando popularidade, escreveu Jenna Wortham no New York Times. Serviços como TinyURL.com e Bit.ly, que abreviam endereços eletrônicos grandes em links pequenos, estão ampliando seus negócios graças ao desejo de encolher.

“As pessoas gastam em média 22 minutos fazendo compras de alimentos”, disse Phil Lempert, editor do site Supermarketguru, que rastreia tendências de varejo. “Não há tempo para olhar 30 mil ou 40 mil produtos. Estamos ingressando numa era em que as pessoas querem menos variedade”.

E, hoje em dia, uma sacola pequena é realmente tudo o que podemos carregar.

 

Trechos de Ideias para um mundo pequeno

Tem a ver: Encurtador de endereço ganha valor com Twitter e celulares

 

deunonyt

Os leitores “daqui” [onde o correspondente trabalha] são melhores vigilantes do que os leitores “de lá” [país de origem do enviado]. Eles notam erros que um editor ocidental não notaria. E também freiam o impulso de fazermos relatos “exóticos”. Certas lentes para ver um país vendem bem no exterior: a pobreza da Índia; a repressão na China. Mas um batalhão de blogueiros está ansioso por apontar o que for óbvio, e nos mantêm em alerta.

Web “mata” correspondente estrangeiro

*Larry Rohter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s