Um Gilberto Freyre como você nunca viu! – jornal de domingo

Mais de uma vez (…), ao ir à livraria do editor, notei que Schmidt [Frederico Schmidt, poeta e o primeiro editor de Casa-Grande & Senzala] procurava esconder o vasto corpanzil atrás de um não de todo pequeno cofre, com o caixeiro dizendo-me estar o Sr. Schmidt ausente [para não ter que pagar os direitos pelo livro].

No embarque do vapor que levou os originais do Recife para o Rio, parte das páginas caiu no mar. Não havia cópia, e “recuperou esses originais um bom marinheiro”.

(…) experiências homossexuais que teve quando jovem, “sempre rarissimamente, com efebos que teriam se oferecido a mim”.

(…) “dois casos, rápidos e experimentais, por pura iniciativa deles“, em Oxford -“Tão nórdicos, eles, como o de meu caso na Alemanha”. (…) episódio com um jovem michê na Berlim de 1922. “Eu próprio, diante de lindo efebo louro, não resistira aos seus encantos. Deixara-me masturbar por ele, com Vicente do Rego Monteiro servindo de tapume“.

“Quando, conversando com Deus, abordo assuntos sexuais, que palavras uso para designar fatos dessa espécie? Só as eruditas? Só as elegantes? Só as cerimoniosas?”, indaga-se.

“Devo dizer que não. Por vezes, decido que Deus prefere que, como seu íntimo, seu amigo, seu confidente, os termos relativos a coisas de sexo sejam os cotidianos e até, dentre os cotidianos, os mais crus. Caralho, por exemplo. Não há sinônimo […] que diga o que diz. […] O mesmo quanto a foda: foda é foda. Boceta é boceta. Enrabar é enrabar“.

Parece até um roteiro já pronto de filme para o cinema nacional! Malandragem comercial, trapalhadas em alto mar, “experiências homossexuais” [sic] e foda… boceta e… ‘enrabação’! Retirado de “Retrato do sociológo quando jovem”, sobre De Menino a Homem, livro que aborda infãncia e juventude do autor do clássico Casa-Grande & Senzala, assunto da Flip este ano. Na Folha Ilustríssima de domingo – e que dá pra ler na íntegra aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s