‘Tudo isto é complexo’

Tudo isto é Complexo:
1) policiais conhecidos como Xavier, Birrô, The Flash e Júnior do Ipase, do 16º BPM, andam por ruas da favela da Vila Cruzeiro com a intenção de instalar uma nova milícia;

‘Igualzinho no filme Tropa de Elite 2, assinala um morador.

2) porcos estão comendo corpos de traficantes mortos pela polícia na mata da serra da Misericórdia;

4) traficantes cercados desde sexta-feira pagaram R$ 1 milhão por cabeça para saírem de favela dentro de blindados da polícia;

Uma menina de 14 anos disse ter sido constrangida e agredida verbalmente por PMs por causa da tatuagem. Tosca – feita com agulha e sumo da castanha de caju, que queima em vez de desenhar – diz apenas ‘D. V.’. Ela conta que os policiais chamaram-na de ‘vagabunda’ e de ‘puta de traficante’ por ter tatuado o que leram como ‘CV’. Ela diz que não: são apenas as iniciais do nome do namorado (‘D.’) e de seu próprio (‘V’).

Uma senhora disse ter sido xingada porque policiais fizeram da cobertura de sua casa ponto de observação. ‘Todo dia tem um montão de homem na laje e eles nem pedem licença‘, reclama. Outra afirma que um policial levou seu celular. ‘Disse que precisava checar se tinha ligação de traficante’ (…) . Um outro observa: ‘Por que você acha que está cheio de polícia andando no morro com mochila? Não é munição que ekes levam ali não‘.

As queixas de roubos feitos pela polícia se repetem tanto que Binha, o líder comunitário da Vila Cruzeiro, conta rindo: ‘Já tem morador preparando um bolo de chocolate bem gostoso para deixar em cima da mesa. Eles roubam tudo. Até comida. Então tem gente querendo colocar veneno no bolo, porque olho grande morre pela boca‘.

Trechos – alguns trocados de ordem para dar mais sentido ao texto – de matéria fechada, infelizmente, publicada na Folha de ontem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s