‘Bem, Paul, não existe essa coisa de show com ingresso esgotados’

Nos anos 1970, o ex-beatle Paul McCartney pediu um favor à amiga Shelley Lazar. ‘Você consegue ingressos para hoje à noite?’ Os bilhetes estavam esgotados, mas a esperta Lazar os conseguiu.

Na época, McCartney ficou incomodado e indagou: ‘Eu não entendo, Shelley, de onde esses ingressos vêm?‘. Ela apenas disse: ‘Bem, Paul, não existe essa coisa de show com ingressos esgotados’.

A história acima é contada no livro Ticket Masters: The Rise of the Concert Industry and How the Public Got Scalped (a ascensão da indústria de shows e como o público foi lesado, em tradução livre), recém-lançado nos EUA.

A amiga de McCartney não trabalhava na indústria do entretenimento. De dia, era uma professora primária de Nova York e, à noite, cuidava da lista de convidados de artistas como os Rolling Stones. E sempre tinha ingressos para os shows mais badalados. Ela ainda não sabia, mas sua atividade noturna daria origem, décadas depois, a uma das maiores dores de cabeça de frequentadores de shows: os cambistas.

Os autores de Ticket Masters…, os jornalistas norte-americanos Dean Budnick e Josh Baron, argumentam que, com o tempo, essa prática se modificou e foi adotada pelas produtoras de shows e até pelos artistas.

(…)

Segundo o autor, nos EUA, a Ticketmaster serve de ‘cambista’ de seus próprios ingressos no site TicketsNow, que também pertence à empresa, mas é usado pelo público para vender ingressos que sobraram. ‘Os melhores lugares raramente estão à disposição do público‘, argumenta o autor.

A empresa aplicaria ainda um método pouco ortodoxo para descobrir quanto o público pagaria por shows concorridos, leiloando ingressos para shows de Madonna, Shakira, Red Hot Chili Peppers e Roger Waters.

Folha

Brasil atrai produtoras de shows, mas público ainda sai lesado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s