‘Nunca vi jornalista colocar ‘hétero assalta homem’

(…) o jornalismo foi no Brasil a primeira profissão a incluir no código de ética a observação contra a discriminação por orientação sexual. (…) No passado, encontrávamos jornais com manchetes chamando homens gays de ‘viado’. (…)

Tivemos um problema sério com a Record, que fez uma matéria falando do Kit Contra a Homofobia. Foi um programa desastroso, manipulado, editado e reeditado. A reportagem foi feita de forma que prejudicasse muito mais do que esclarecesse. O programa editou as frases e distorceu a informação.

A ABGLT fez um manual de comunicação para evitar erros como o tratamento às travestis pelo gênero masculino, o que é uma ofensa. Ou falar dos assuntos relacionados aos gays como opção sexual. Ninguem escolhe ser homossexual, portanto, é importante usar o termo correto: orientação sexual. No Brasil, inúmeros veículos ainda falam homossexualismo. Este termo foi ‘extinto’ em 1990, quando a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença. (…)

Vejo notícias em que os jornalistas colocam ‘travesti assalta homem’, mas nunca os vi colocando: ‘hetero assalta homem’. (…)

Bolsonaro não é uma fonte segura de informação sobre direitos humanos. Ele é a favor da ditadura, da pena de morte. É além de tudo a pessoa que chamou o ex-presidente Lula de bêbado e atual presidente Dilma de terrorista. Alguem que tem opiniões totalmente contra os direitos humanos, contra negros, contra políticas públicas afirmativas, não tem nível sociocultural para ser um informante e por isso ele se apega ao sensacionalismo.

Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), na Imprensa.

+gay
+jornalismo 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s