O sono dos soldados americanos no Afeganistão e o Warhol (de novo ele!), que gostava de ver os outros dormindo

Sleeping Soldiers, série de fotos do Tim Hetherington – simplesmente o cara que co-dirigiu o documentário indicado ao Oscar Restrepo, e foi morto enquanto cobria os conflitos na Líbia (aqui tem mais fotos); soube pela última edição impressa da Newsweek.

O próprio Tim imaginou em vídeo, dirigido por ele – e de mesmo nome da série de fotos, como seriam os sonhos desses soldados adormecidos. O impacto não é pequeno, tambem porque os combatentes parecem estar meio morimbundos, e não simplesmente dormindo mais; ckeck it out:

Agora, mais um trecho daquele livro que eu estou lendo sobre o Andy Warhol, que tambem tem a ver com observar pessoas dormindo:

O historiador da arte Leo Steinberg escreveu certa vez um interessante ensaio sobre um gênero peculiar de trabalho artístico de Picasso, que consistia numa figura, geralmente um homem, a observar uma mulher dormindo. Steinberg refere-se a essas figuras como sleepwatchers [Literalmente ‘observadores de sono’], ou seja, um tipo especial de voyeur. ‘O artista deve ter sabido desde o começo que o tema era antigo’, escreveu Steinberg. ‘Cenas de ninfas dormindo observadas por machos em vigília – relacionadas à visão e ao desejo – são parte da grande tradição da arte, na Antiguidade e, novamente, a partir do Renascimento’. Não sei se fizeram gravuras underground mostrando um amante gay a observar o sono do outro. [John] Giorno [namorado de Warhol] fez questão de dormir numa época em que a maioria das pessoas, especialmente os usuários de anfetamina, tentava sobreviver com o mínimo de sono possível.  Mas a existência da tradição que Steinberg assinalou sugere que observar o sono do outro tem a ver, se não com o amor, certamente com sexo. (…) Enfim, Andy era um sleepwatcher. Giorno conta que, às vezes, ao acordar de um sono profundo depois de uma noite de bebedeira, deparava-se com Andy olhando para ele. E, quando perguntava o que estava fazendo, Andy respondia: ‘Assistindo você dormir!”.

+arte&sociedade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s